O CANTO DE LINO MOURAIS

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CDs e DVDs ESTÃO SUMINDO DAS LOJAS


Primeiro surgiu a pirataria, apontada como uma ameaça ao mercado fonográfico, lojas foram sumindo das cidades a medida em que a pirataria aumentava, depois, o advento da internet e um número cada vez mais crescente de pessoas que baixam músicas em sua maioria de forma gratuita, agora o problema é outro, constatei pessoalmente que os CDs de vários artistas estão sumindo das prateleiras, isso mesmo, amantes da música e que assim como eu buscam os álbuns de seus artistas prediletos afim de completarem suas coleções têm se deparado com a ausência de diversos CDs nas lojas.
Tive a certeza deste fato, quando procurei por CDs de Daniela Mercury, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes e Roberta Sá. Andei por todos os Shoppings do Distrito Federal e algumas pouquíssimas lojas que ainda vendem CDs e DVDs, ah! Bem lembrado! Também procurei por DVDs de alguns artistas também e simplesmente não estão a venda.
Existe um tipo de público que compra CDs originais por diversos motivos: Pela arte de seus encartes, pelas letras disponibilizadas neles, para observarem a ficha técnica e verem quem fez parte da gravação daquele trabalho, entre outras coisas. Hoje venho percebendo que muitos CDs estão sendo postos a venda com aquela capa de papelão e ainda com um adesivo onde constam as seguintes palavras: “Pague menos pelo que realmente interessa”, eu particularmente odeio este tipo de CD, como já disse anteriormente, fã quer mais. Essa foi uma das respostas que a gravadora deu à pirataria ou a queda nas vendas, a outra “iniciativa” foi deixar de produzir e distribuir estes trabalhos o que é um fato.
Levantei essa questão nas Comunidades do Orkut: Daniela Mercury – Brasil e Daniela Mercury – Oficial e foram legais as respostas e opiniões que tive de outros fãs que já notaram o “sumiço” de obras antigas das lojas, contudo, a pergunta que não quer calar: Os artistas abriram mão de lançar suas obras no mercado? Citei Daniela Mercury em especial, justamente pelo fato de Daniela ter muitos CDs, porém, nenhum deles é encontrado nas lojas, estranhei o fato, já que a cantora lançou seu último Disco CANIBÁLIA com cinco capas diferentes (com as mesmíssimas músicas) e parece não ter interesse em lançar seus antigos trabalhos.
Tudo isso acaba por nos fazer comprar pela internet, onde somos reféns de preços abusivos e um frete sempre caro, a exemplo, o CD Feijão com Arroz (Melhor Disco de Daniela Mercury) é vendido na internet ao valor de R$ 37.90!!!!! Imaginem vocês quanto custam os DVDs destes mesmos artistas. É válido lembrar que muitas vezes somos enganados, pessoalmente comprei um CD de Carlinhos Brown pela AMERICANAS.COM e ao receber percebi o golpe, o Cd não tinha encarte.
Fica aqui o desejo de que as gravadoras repensem o que estão fazendo, revejam uma forma de relançar estes trabalhos e que venham a um valor mais barato, mas sem tirar de nós o direito a um bom material fonográfico, desejo também, que os grandes artistas acordem e repensem o papel de disponibilizar suas obras a grandes multinacionais que deveriam distribuir seus CDs, mas não o fazem. Porque não lançar CDs de forma independente e vende-los de outra maneira afim de barateá-los?
Por: Lino Mourais Janeiro 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário